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quarta-feira, 1 de maio de 2013

Volkswagen Up

O Up se movimenta tranquilamente, embalado por uma certa vibração. A explicação está no único motor disponível, o menor da nova família; são três-cilindros , 1 litro (999 cm³), quatro diferentes configurações e duas faixas potências, 60 cv (a 6.000 giros) ou 75 cavalos (a 6.200 rpm), sempre com torque de 9,68 kgfm (a 3.000 giros).

Com o Move Up equipado com o motor mais potente, percebemos uma aceleração sem arroubos. Nada de grandes arrancadas, nada de retomadas marcantes. Nem mesmo as trocas do câmbio manual de cinco marchas (que conversa de forma menos precisa com o três-cilindros) são tão rápidas quanto as que fazemos num Volkswagen brasileiro. O Up é feito para deslizar suave no trânsito urbano, mas deve ser conduzido na faixa do meio (talvez até mais à direita) na estrada. A velocidade máxima de 170 km/h pode ser alcançada, mas só em descidas e com muito embalo. O Up se sente em casa trafegando a 100 km/h e vai estar "voando" a 120 km/h. O 0-100 km/h cumprido em 13,2 segundos é a prova disso.

Isso não significa ter nas mãos " ou nos ouvidos " um carro barulhento, pelo contrário. O motor dificilmente trabalha acima dos 3.000/3.200 giros e o isolamento acústico também deve ter méritos em manter a cabine tranquila. Também não há a sensação de carro solto, oscilante, inseguro. 

Freios a disco na dianteira e a tambor na traseira parecem ter receita antiga, mas o Up complementa tudo com muita eletrônica, e de série. Há ABS (antitravamento), EBD (distribuição de frenagem), controle de estabilidade e até uma espécie de bloqueio eletrônico de diferencial (EDL), além do freio automático, que monitora o trânsito com sensores instalados no topo do para-brisa, logo à frente do retrovisor interno, e para o carro sem intervenção do motorista, caso este não reaja a uma situação de possível colisão. Coisa de carro muito mais caro. Airbags frontais também estão na lista de fábrica, junto com cintos com pré-tensionador.

Consumo obtido: após 400 quilômetros percorridos, chegou à média de 14,3 km/l na cidade e 20,4 km/l na estrada, a fabricante fala no par 17/25 km/l. Ponto para o pequeno motor, que no Brasil deve dividir a linha com alguma opção de 1,6 litro nas configurações mais caras.





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