Ultimas Postagens

Anuncio

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

FIAT PUNTO 2013

Seguindo os traços do Punto Evo, reestilização adotada na Europa em 2010, mas também com elementos introduzidos no exterior no ano passado – como o “bigodinho” cromado à frente do capô do carro -, a Fiat brasileira tirou toda discrição do desenho anterior ao criar uma frente bojuda e cheia detalhes, o mais chamativo deles, o para-choque protubente na cor grafite que acomoda os novos faróis de neblina. Além disso, os faróis (os mesmos da outra versão) passaram a trazer uma máscara negra para perder qualquer ligação com o layout anterior. A traseira teve mudança mais contida, apenas um novo para-choque redesenhado e com um plástico também grafite destacado


O interior, esse sim, evoluiu de maneira significativa. Um novo painel com elementos mais sofisticados e destacados foi criado, assim como o desenho interno das portas, de certa maneira, inspirados no irmão maior, Bravo.

MOTOR

Na linha 2013, que encampa a reestilização do Punto, foram mantidas as versões Attractive,EssenceSporting e T-Jet, mas agora o Essence só traz motor 1.6 (antes havia versões 1.8). Cada uma dessas versões ganhou um motor exclusivo: o Attractive mantém o 1.4, mas da versão Evo, o Essence tem a exclusividade do 1.6 E.torQ, o Sporting, do 1.8 E.torQ, e o T-Jet continua com 1.4 turbo importado.


O motor 1.4 Evo ofereceu uma curva de torque mais suave ao Punto e o bom escalonamento de marchas o deixaram agradável de dirigir, mas o conjunto do Essence é bem superior e mais adequado a enfrentar rivais como o New Fiesta e Sonic – ambos com motores 1.6 mais modernos.
A Fiat fez questão de valorizar alguns aspectos técnicos, talvez sem tanta importância no dia a dia. O primeiro deles é câmbio Dualogic Plus, introduzido no Bravo 2013, mas que de útil traz apenas um software que torna o recurso mais ágil. Também introduziu um modo de visualização do sensor do estacionamento, que projeta na pequena tela monocromática do painel as zonas de proximidade dos obstáculos. Já está na hora de a Fiat trocar essa tela de “calculadora” por um sistema de LCD.
A outra novidade está a bordo do Punto T-Jet, o “DNA”, um botão que oferece três modos de condução: dinâmico (D), normal (N) e autonomia (A) que alteram o mapeamento do motor do carro para dar respostas mais ou menos ágeis.
Por falar nela, a versão T-Jet é a que mais teve o visual alterado. Além das novidades já citadas, o esportivo ganhou um para-choque com entradas verticais que reforçam seu caráter, mas que não têm função alguma, apenas estética. Tanto ela como a Sporting – essa preocupada mais com o estilo agressivo – terão vendas marginais no mix da Fiat, que acredita poder ampliar em 20% os emplacamentos.
O Punto continua a ser um dos melhores – senão o melhor – Fiat em matéria de dirigibilidade. A melhoria do isolamento acústico é nítida, o acabamento é superior  – mas com algumas derrapadas – e o visual, se não tem a elegância do anterior, não passa despercebido nas ruas, o que hoje, com tantas novidades rodando por aí, é muita coisa.
TABELA DE PREÇO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por: Mais Template - Designed By