
Mitsubishi Outlander, que será apresentado no Salão de Paris, na França, entre 29 de setembro e 14 de outubro, na nova versão PHEV.
O modelo é a versão finalizada do conceito PX-MiEV e, segundo a marca, estreia no Japão em 2013. Demais mercados, a começar pelos Estados Unidos, receberão o veículo em 2014.
A versão alternativa do Outlander é o que a indústria chama de “híbrido plug-in”, ou seja, que pode recarregar seu conjunto de baterias em tomadas elétricas convencionais. O veículo combina o bloco 2.0 quatro cilindros a gasolina com outros dois motores elétricos, um cada eixo. A Mitsubishi Motors, todavia, não divulga os números de potência e torque, mas afirma que o Outlander híbrido tem desempenho comparável ao da versão equipada com motor 3.0 V6 de 240 cv – a marca oferece essa opção no Brasil por R$ 124.900.
Por outro lado, a montadora já divulgou dados de consumo médio e o alcance do Outlander PHEV: 60 km por litro de combustível consumido e autonomia de 800 km, sem precisar reabastecer com gasolina ou eletricidade.
O carro funciona de três modos diferentes: EV, Series Hybrid e Parallel Hybrid, que podem ser selecionados manualmente pelo condutor ou automaticamente, de acordo com as condições da via e o nível de energia da bateria.
No modo “EV”, como a Mitsubishi explica, o carro é movido somente pelos motores elétricos e a autonomia fica limitada a 55 km. O segundo modo de funcionamento, “Series Hybrid”, utiliza o motor a gasolina, mas somente como gerador de eletricidade para alimentar as baterias quando o nível de energia está baixo ou quando há a necessidade de mais potência, como em situações de ultrapassagens ou subidas. Por fim, na função “Parallel Hybrid” quem predomina é o motor a explosão, cabendo as fontes elétricas ajudar em determinados momentos, sempre no intuito de ganhar mais velocidade.
Para buscar o melhor equilíbrio estrutural e baixar o centro de gravidade, o conjunto de baterias de ion lítio vai instalado abaixo do assoalho do veículo, que ainda conta com o mesmo sistema S-AWD de tração integral do esportivo Lancer Evo X.
O Outlander PHEV será o primeiro carro híbrido no portfólio de produtos da Mitsubishi. Vale lembrar para não confundir com o modelo i-MiEV, que possui motorização totalmente elétrica e baterias recarregáveis em tomadas convencionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário