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terça-feira, 2 de outubro de 2012

Vela de Ignição


Uma vela de ignição é um dispositivo elétrico que se encaixa à cabeça do cilindro num motor de combustão interna e inflama a mistura comprimida de ar/combustível por meio de uma faísca elétrica. As velas de ignição possuem um eletrodo central isolado o qual se conecta através de um cabo blindado a uma bobina ou magneto externo (que é ligado ao distribuidor), formando, com um terminal aterrado na base da vela, uma folga de ignição dentro do cilindro. A vela recebe a voltagem de 20 ou 30 mil Volts da bobina, através do rotor do distribuidor que, devido à propriedade de continuidade de circulação da corrente nos circuitos indutivos, faz saltar uma centelha em sua ponta. Como a ponta da vela está no interior da câmara de combustão, tal centelha provoca a explosão da mistura ar/gasolina aspirada do carburador ou injeção eletrônica, o que provoca o afastamento do pistão e consequente movimento do eixo-motriz.

De quanto em quanto tempo eu preciso substituir as velas do meu carro? Como perceber quando estão ruins? 

O ideal é verificar as velas a cada 10 mil quilômetros, mas caso seu carro apresente dificuldade de partida, falha em marcha lenta, aumento do consumo ou perda de desempenho, entre outros problemas, é bom verificar as velas imediatamente. Todas essas anomalias podem ser originadas por falha nessa peça que é a responsável por produzir a faísca que origina a combustão do motor a álcool e gasolina. Para identificar uma vela em péssimas condições é necessária prática, mas aqui vão algumas dicas:

Final de vida útil: a coloração da vela fica marrom, cinza, castanho, levemente amarelada e com folga entre os eletrodos;

Carbonização: a ponta da vela fica totalmente coberta com resíduos de carvão e a ponta ignífera da vela apresenta brilho oleoso, úmido e preto;

Superaquecimento: a ponta do isolador (parte de cerâmica) fica esbranquiçada, vitrificada om grânulos ou pontos pretos na superfície;

Isolador trincado: quebras, trincas ou inclinação na parte superior do isolador cerâmico das velas de ignição podem caracterizar trinca interna (não visível);

Encharcamento: ponta ignífera da vela encharcada de combustível;

Excesso de torque: ruptura na rosca ou na canaleta e deformações excessivas tanto na arruela de vedação quanto no encaixe sextavado para a chave de vela.

Vale ressaltar que a vela de ignição é rosqueada no motor do carro, o que exige muito cuidado para retirar e colocar no lugar, além do aperto correto, o que mais uma vez exige pessoa qualificada para o procedimento. A vida útil é estipulada pelo fabricante do automóvel. Pode acontecer de uma vela com a mesma característica ser empregada em carros diferentes e os fabricantes apontar prazos diferentes. Na prática quem vai lhe indicar o momento certo vai ser mesmo o mecânico. 

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