Ferdinand Porsche nasceu em Maffesdorf na região de Boêmia, Áustria-Hungria, que atualmente faz parte da cidade de Liberec, na República Checa, e desde muito jovem já demonstrava sua grande aptidão para os trabalhos mecânicos, assim foi levado a estudar na Escola Técnica Imperial, enquanto ajudava seu pai na loja.
Mais tarde foi trabalhar com Bela Egger em Viena quando tinha 18 anos de idade e depois de cinco anos foi para a fábrica de carruagens Jakob Lohner & Co e logo começou a sentir-se atraído pela indústria automobilística, principalmente quando Jakob passou a construir automóveis por volta de 1896, em Floridsdorf.
Seu interesse pelos carros era tanta que dois anos mais tarde, Ferdinand conseguiu lançar o seu primeiro projeto, em 1898, que ficou conhecido por "Sisterma Lohner-Porsche", que na realidade era uma carruagem movida por um motor de combustão interna e com um sistema de direção híbrida, composto por quatro motores elétricos montados sobre rodas, que eles apresentaram na Exposição Universal de 1900, em Paris.
Com o passar do tempo a empresa foi crescendo e Ferdinand decidiu trabalhar em seu próprio projeto, numa reencarnação de um pequeno carro-conceito nos tempos que ele ainda trabalhava na Daimler-Benz em Stuttgart. Ele também conseguiu levantar financiamento, mas logo perdeu o interesse quando começou a fazer sucesso com as suas motocicletas. Somente mais tarde voltou a interessar novamente pelo projeto, quando Adolf Hitler resolveu incluí-lo em sua idéia de motorizar o país.
Em junho de 1934, Ferdinand Porsche assinou um contrato com Hitler para a construção do "carro do povo" (ou Volkswagen), na seqüência de seus projetos anteriores. Os dois primeiros protótipos foram concluídas em 1935 e estes foram seguidos por vários outros lotes de pré-produção durante 1936 a 1939. A produção em massa do carro, que mais tarde ficou conhecida como o Fusca, começou somente a ser fabricada após o fim da Segunda Guerra Mundial, na cidade de nome Wolfsburg, que é ainda a sede do Grupo Volkswagen.
| Ferdinand e Ferry Porsche |
Algumas semanas mais tarde, Ferdinand Porsche sofreu um acidente vascular cerebral e não se recuperou nunca mais, vindo a falecer no dia 30 de janeiro de 1951, aos 75 anos de idade, em Stuttugart, Alemanha Ocidental. Em 1996, o nome de Ferdinand Porsche foi incluída no International Motorsport Hall of Fame e em 1999, também recebeu um prêmio póstumo como engenheiro de carro do século. Em 2010, um memorial oficial foi erguido no berço da Porsche em Vratislavice nad Nisou, República Tcheca, com um Porsche 356.
Nenhum comentário:
Postar um comentário