Ícone italiano, o Fiat 500 não é novidade, como pensam motoristas da nova geração. O modelo foi lançado em 1957 e ganhou uma feliz releitura em 2007, que agradou não só os saudosistas de seu antecessor, mas ganhou muitos novos fãs. Em 2009 foi lançado na Europa o 500C,cuja letra "C" quer dizer Cabrio, ou seja, descapotável.
O responsável por fazer o 500C desfilar por aí é um moderno motor MultiAir 1.4 16V movido a gasolina. Este propulsor possui um controle eletro-hidráulico que administra a abertura das válvulas de admissão individualmente em cada cilindro. Trocando em miúdos, isso se resume em economia de combustível. Conforme conferimos, o consumo médio cidade/estrada ficou em torno de 9,2 km/l.
Gostosinho de acelerar, o conjunto gera 105 cv a 6.250 giros e torque de 13,6 kgfm a 3.850 rotações. A versão Cabrio só está disponível com o câmbio automático sequencial de seis marchas, de engates suaves.
O motor dá conta do recado perfeitamente, mas não espere nenhum desempenho de esportivo. Se quiser insistir nessa ideia, aperte a tecla Sport no painel. Quando acionada, não é grande a diferença com relação às respostas do motor, mas o carro passa a segurar a troca de marchas até o limite, enquanto enrijece a direção elétrica, um pouco além do esperado. Não há borboletas no volante, mas as trocas podem ser feitas sequencialmente na própria alavanca. Segundo a Fiat, o 0 aos 100 km/h do carro é feito em 12,6 segundos e a velocidade máxima não chega aos 180 km/h.
A suspensão tem respostas suaves, há freios progressivos com ABS, auxílio de partida em aclives e controles eletrônicos de tração e de estabilidade. Para colaborar com a segurança, a marca disponibiliza o Kit Safety que, além dos airbags frontais e de cortina, adiciona airbags de joelho.

Em suma, quem deseja ter um conversível, mas também quer um carro para o dia a dia e não precisa de muito espaço, o 500C é uma boa opção: prático, econômico e nos dias de sol ainda garante boas doses de diversão. Já sinto falta da sensação de liberdade e dos muitos nós no cabelo, coisas que somente um bom “sem teto” pode proporcionar. Ao comprar o seu não se esqueça de levar um pente no porta-luvas...
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