Aquaplanagem ou hidroplanagem é um fenômeno que ocorre em veículos quando, ao passar sobre uma filme de fluido (normalmente água, mas também pode ocorrer em lama), os pneus perdem o contato com a pista. Isto em geral acontece devido à impossibilidade de fazer a drenagem pelos sulcos. (sulcos são as depressões nos pneus.)
O fenômeno é mais comum em rodovias planas e bem pavimentadas, quando o veículo se desloca em alta velocidade. A largura dos pneus é diretamente proporcional à probabilidade de aquaplanagem, e a profundidade dos sulcos é inversamente proporcional. Em piso molhado, a distância percorrida do momento em que o motorista freia até o momento em que o veículo para depende da banda de rodagem. A 120 km/h, um pneu com sulco de 2,5 milímetros precisa de uma distância 50% maior do que um pneu novo, que tem 8 milímetros.
Época de verão, todos indo para o litoral, movimentação grande nas estradas, quando uma chuva refresca o dia, até aí tudo bem, mas com essa refrescante chuva, vem o perigo da aquaplanagem, manter baixa velocidade é um bom começo, freios ABS é uma ajuda,
mas tudo depende de atenção e de manter a calma atraz do volante.
Pequenos cuidados podem ajudar você motorista a sair ileso de uma dessas mortais derrapagens.
Primeiro, quando avistada uma longa faixa de água nunca pise no freio, isso vai deixar o
carro incontrolável com grandes riscos de acidente.
Segundo, não acelere nem tente desviar, só mantenha o pé longe do freio e do acelerador, deixe o carro ir em linha reta, e após continue sua viajem calmamente.
Dirija com cuidado, respeite as leis de trânsito, e faça uma boa viajem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário