Ultimas Postagens

Anuncio

terça-feira, 23 de abril de 2013

Volkswagen Saveiro 2014

A Saveiro, assim como Fusca, Opala, Uno, Maverick, Kadett e muitos outros clássicos da indústria brasileira, é um carro que já faz parte do imaginário popular. Lançada em 1982, a picape compacta da Volkswagen é um dos automóveis mais longevos do País com três gerações e uma longa história de versões.

Com visual e conteúdo atualizados, a Saveiro ganhou a cara do Gol (e Voyage) 2014, mas ela agora tem algumas peculiaridades no design que lhe dão, ainda que sutilmente, um ar próprio. O para-choque frontal é ligeiramente mais volumoso e tem formas anatômicas, o que entrega uma sensação mais “musculosa” e de imponência. Ficou bacana. Além disso, o desenho se alinha a identidade mundial da marca, o que deixou a picape parecida com o Polo europeu ou até o requintado Phaeton, o sedã de meio milhão de reais da VW.

O modelo ainda tem cluster de instrumentos combinados com novo layout, disparado o mais bonito da categoria, e o acabamento do painel, forro das portas e bancos é de bom gosto e aparentemente tudo está muito bem encaixado. A cabine ainda tem soluções interessantes, como os assentos revestidos com tecido feito de garrafas pets recicladas e computador de bordo, com indicações de consumo instantâneo e autonomia. A picape, oferecida com cabine simples e estendida, ainda vem desde a versão de entrada já equipada com vidros e travas elétricos.

A outra novidade no pacote 2014 para a Saveiro é a “arquitetura eletrônica” atualizada com o mesmo software instalado na nova linha do Gol/Voyage/Fox. Essa modificação acrescentou ao veículo as funções Emergency Stop Signal, que em freadas bruscas faz as luzes do freio piscarem para alertar motoristas que vem atrás, o ECO Comfort, para auxiliar o motorista a gastar menos combustível com dicas no painel e, por fim, o Comfort Blinker, que exige apenas um pequeno toque na alavanca do indicador de direção para acionar a seta por alguns segundos nas trocas de faixa na pista. São “coisinhas” que tornam a picape mais moderna.

Motor e Desempenho 

O bloco, bicombustível, rende 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol e o torque máximo chega a 15,6 kgfm. O desempenho não muda em relação a linha passada, o que significa que o motor ainda ronca áspero e não tem tanto torque para retomadas na estrada, performance que certamente fica ainda mais baixa com a caçamba carregada – o compartimento comporta até 715 kg.

O câmbio manual de 5 marchas intercala boas relações curtas e longas e o manejo, assim como todo Volkswagen, é justo e bem acertado. É um daqueles carros manuais que são legais de dirigir, misturando uma pegada esportiva de engates com o conforto e facilidade nos encaixes.

Segundo a VW, a Saveiro 2014 vai do 0 aos 100 km/h em 10,5 segundos e alcança 176 km/h de velocidade máxima (ambas as marcas foram obtidas com etanol). A picape ainda se comporta bem nas curvas, com boa estabilidade, e os freios atendem prontamente a uma pisada mais forte no pedal, embora as rodas traseiras ainda utilizem tambores invés de discos, sistema que proporciona ainda mais segurança.

Os preços, no entanto, ainda são altos para o que o utilitário oferece: a versão de entrada começa R$ 33.490 ao passo que a Saveiro Cross, o modelo top de linha, custa elevados R$ 48.990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Traduzido Por: Mais Template - Designed By