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quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ford Ranger 2013


Design
À primeira vista, a picape chama a atenção pelo visual imponente, com a ampla grade dianteira cromada, o para-choque robusto e a linha da cintura alta. Por dentro, o painel lembra o de um carro de passeio, os comandos são de fácil acesso e o isolamento acústico é bom. Pensando no conforto e comodidade dos passageiros, a picape tem bom espaço para cabeça, ombros e pernas, inclusive para os ocupantes do banco traseiro, e conta com 23 porta-objetos. O plástico domina o acabamento interno,  inclusive com algumas rebarbas. A visualização do quadro de instrumentos é boa.
Motores
A Ranger tem opção de motores a diesel e bicombustível. O novo motor 3.2 Diesel Duratorq tem cinco cilindros e turbo de geometria variável. É produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina, que recebeu um investimento de US$ 21 milhões para a construção dessa nova linha. Com 200 cv de potência e 47,9 kgfm de torque, entrega autonomia de 1.000 quilômetros, segundo a Ford, e está dentro do padrão Proconve L-6 (Euro 5). Ele emprega tecnologia de injeção a alta pressão e turbina de geometria variável. A outra opção de motor a diesel é o 2.2 Duratorq, versão exclusiva para frotistas.
Já o motor Flex 2.5 de 16 válvulas, da família Duratec, de quatro cilindros, foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil e gera potência de 168 cv com gasolina (a 5.550 rpm) e 173 cv com etanol (a 5.500 rpm), e torque de 24,1 kgfm  com gasolina e 24,8 kgfm com etanol. O acesso ao reservatório de partida a frio fica em uma tampa embutida no aplique do para-lama dianteiro esquerdo, o que elimina a necessidade de abrir o capô para abastecer .

Transmissões e tração
A Ranger 3.2 Diesel traz nova transmissão automática de seis velocidades, que dispõe de três modos de desempenho - econômico, esportivo ou sequencial. “A transmissão é equipada com um software inteligente que reconhece o padrão de condução do motorista e se ajusta automaticamente para buscar o melhor momento de troca de marcha”, explicou Marcelo Tozini, engenheiro-chefe de Produto da Ford.
No modo econômico, a calibração foca no conforto e economia de combustível. No esportivo, as trocas são feitas em rotações mais elevadas, e no sequencial o motorista pode selecionar as marchas manualmente, com um movimento para frente ou para trás.
A picape também conta com transmissões manuais. Os modelos a diesel vêm com câmbio de seis velocidades e o motor 2.5 Flex vem acoplado com caixa de cinco marchas. As duas opções contam com sinalização no painel que avisa o momento ideal de troca de marcha para favorecer a economia.
Há opção de tração 4x2 e 4x4. No caso da 4x4, a tração pode ser mudada de 4x2 para 4x4 ou ainda para reduzida por meio de um seletor no painel. A tração reduzida é disponível nas seis marchas. A seleção para a 4x4 pode ser feita com o veículo em velocidade de até 120 km/h. Para optar pela reduzida, a picape deve estar parada.

Confira os preços da Ford Ranger:
Com motor 2.5 Flex Ford Duratec
• Cabine simples manual 4x2 XLS: R$ 61.900
• Cabine dupla manual 4x2 XLS: R$ 67.900
• Cabine dupla 4x2 manual XLT: R$ 75.500
• Cabine dupla 4x2 manual Limited: R$ 87.500
Com motor diesel 3.2 Duratorq
• Cabine simples 4x4 manual XLS: R$ 97.900
• Cabine dupla 4x4 manual XLS: R$ 106.900
• Cabine dupla 4x4 manual XLT: R$ 114.900
• Cabine dupla 4x4 automática XLT: R$ 120.400
Cabine dupla 4x4 automática Limited : R$ 130.900










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