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sexta-feira, 24 de agosto de 2012

RENAULT DUSTER 2013


Automóveis em versões topo de linha algumas vezes servem mais para as montadoras divulgarem as opções mais baratas do mesmo produto do que propriamente ajudar no volume de vendas. É o caso do Renault Duster Dynamique 2.0 16V 4x4, que responde por menos de 2% dos emplacamentos do atual dono da coroa na categoria dos SUVs no Brasil. Ainda assim, mesmo com a pequena participação e o preço mais alto, oDuster top é um carro interessante do ponto de vista de equipamentos, desempenho e até no preço.
O Duster com acabamento Dynamique (disponível desde o modelo com motor 1.6, por R$ 54.030) já traz uma boa lista de equipamentos de série. Ela inclui ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, sensor de estacionamento traseiro, airbags frontais, freios ABS, rádio com entradas para USB, iPod e bluetooth com streaming de dados para celular, entre outros itens. Mas o grande diferencial da versão testada pelo iG Carros é o sistema de tração 4x4.

MOTOR
A eficiência da tração 4x4 depende de um bom motor e de um câmbio bem ajustado, justamente autopartes em que a Renault se destaca. O Duster topo de linha vai bem nos dois quesitos. A impulsão vem do bom motor 2.0 16V flex – o mesmo do “finado”Mégane - de até 142 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 20,9 kgfm em 3.750 rpm, que proporciona boa aceleração com baixo nível de ruído. Ou seja, não é preciso pisar fundo para conseguir extrair algo do carro, tornando a dirigibilidade mais agradável e o consumo mais baixo.
O câmbio manual de seis marchas, porém, apesar de possuir bom escalonamento de velocidade, perde pontos ao não possuir bom manuseio. A alavanca é mole e os encaixes pouco precisos, especialmente nas passagens da segunda marcha para a terceira e da terceira para a quarta, que em alguns momentos podem não entrar de imediato. Exige um certo costume.
O comportamento dinâmico do Duster 4x4 também agrada, mas só alcança sua plenitude quando o veículo anda em linha reta, onde acelera com vigor. Por ter suspensão e carroceria elevadas, o centro de gravidade do veículo é alto, prejudicando sua estabilidade e transmitindo uma sensação de segurança menor, principalmente em trechos sinuosos. O carro também não possui nenhum recurso eletrônico de segurança, como controle de estabilidade e tração, por isso a Renault alerta, com um adesivo no para-sol, sobre o risco de capotamento em curvas contornadas em alta velocidade. Na dúvida é melhor ir devagar, no caso desse carro.

Falhas bobas
Um carro que custe mais de R$ 60.000 não pode ter acabamento de um veículo popular de R$ 25.000. O Duster topo de linha tem. Algumas falhas do Duster são até inocentes, como por exemplo a escolha do plástico para o painel, que tem um cheiro fortíssimo de produto químico, até os botões de comando dos vidros elétricos na traseira, que são acionados “sem querer” quando o passageiro apoia o braço no descanso das portas. Parece que o carro não foi testado antes do lançamento.
Outro problema do Duster é o fato de ele abusar da rusticidade na cabine, com desenho de painel espartano e materiais que desagradam tanto no aspecto visual como na textura (sem falar do cheiro). Por outro lado, o carro é espaçoso para até cinco pessoas e o porta-malas comporta bons 400 litros. O jipinho da Renault também prova que não é preciso ter o estepe instalado na parte externa traseira do veículo para sugerir alguma competência off-road.
O Duster equipado com tração 4x4 é um produto para um público muito específico, que realmente precisa de um veículo com um sistema de tração 4x4 no mínimo razoável para ir ao sítio ou então a casa na praia de difícil acesso para carros comuns. Se não houver nenhuma dessas demandas, o ideal é levar o modelo com tração apenas na frente e seguir adiante, pelo asfalto.

Um comentário:

  1. Renault has now made its classic debut and good start by huge success of Duster.The people's benevolence towards Renault shows that Fluence will also get huge response.Renault Duster price in India

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