Uma biela é toda peça de uma máquina que serve para transmitir
ou transformar o movimento rectilíneo alternativo em circular contínuo.
Um exemplo de biela no interior de um motor de automóvel é a peça que liga o êmbolo (pistão) à cambota.
A cabeça (a parte mais larga) é apertada à cambota por meio de
parafusos e a extremidade oposta é trancada pela cavilha do êmbolo, no
interior da sua saia. Enquanto esta extremidade se desloca para
cima e para baixo (solidária com o movimento do pistão), a cabeça
descreve um movimento circular. Não tem, portanto, qualquer mecanismo de
atenuação do esticão do pistão aquando da explosão ou combustão, pelo
que o movimento brusco seria transmitido directamente da cambota
para o eixo com esta, por sua vez, sofrendo as consequências da
explosão - vibrações. Esta função é assegurada pelos moentes de apoio da
cambota e pelo volante do motor.
Algumas bielas dispõem de uma cabeça com ligação oblíqua, facilitando o acesso durante a montagem e desmontagem do motor.
A Biela é usinada geralmente na seguinte ordem:
1-Usinagem de desbaste dos olhais: A peça chega à essa operação no
material bruto. Com uma retifica, desbasta-se a medida da espessura do
olhal maior e menor
2-Separação de capa e corpo: Com uma serra separa-se o corpo da capa da peça
3-Brochamento: Com uma brochadeira, desbasta-se as áreas internas do olhal maior
4-Usinagem dos furos: Nessa operação usina-se os furos da capa e do
corpo, inclusive o furo de desbaste do olhal menor. Também são fresados
os topos da capa e é usinada a rosca que irá fixar capa e corpo
novamente
5-Acabamento das faces de contato de capa e corpo: Com uma retífica
usina-se em acabamento as faces de contato da capa e do corpo, para que
não se formem faces irregulares que acabariam por prejudicar a usinagem
nas operações seguintes
6-Junção da capa e corpo: Com uma apertadeira pneumatica, junta-se a
capa e o corpo para que sejam usinados em conjunto novamente. Capa e
corpo se separam novamente durante a montagem no motor
7-Usinagem de acabamento do olhal maior: Com uma retífica usina-se a
medida final, com o acabamento final da espessura do olhal maior
8-Usinagem de desbaste interno dos olhais: Com uma mandriladora, mais uma vez desbasta-se a medida interna dos olhais.
9-Usinagem das chavetas de encaixe da bronzina: Com uma fresadora são usinadas as chavetas de encaixe das bronzinas
10-Brunimento doas olhais: Com uma brunidora, é dado o acabamento dos olhais
11-Lavagem: Com uma lavadora de peças, elimina-se os cavacos, borras e resíduos de óleo da peça
12-Inspeção final: Com auxilio de computadores de alta precisão, as
peças são inspecionadas para verificação das medidas finais. Após isso
as peças serão montadas no motor
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