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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Novo VW Nivus

    O Volkswagen Nivus era esperado para ter o mesmo preço que o T-Cross e, antes de chegar, muitos diziam até que sairia mais caro que o SUV compacto… Contudo, hoje, o Nivus é a opção do segmento dos carros que são considerados utilitários esportivos mais em conta da VW, que cobra R$ 89.150 pelo crossover-cupê.    Embora não tenha pretensão de ser um SUV familiar, o Nivus não decepciona, exceto pelo quase obrigatório pacote Play & Tech, que eleva seu preço para R$ 92.830.

    O Nivus é, sem dúvida, um carro atraente. A VW acertou em suas linhas expressivas, mesmo na frente, adicionando a já conhecida “family face”, mas com belos faróis full LED de série. O para-choque com linhas sinuosas, a grade estilizada, e as luzes diurnas só embelezam o crossover derivado do Polo. Contudo, não há faróis de neblina.

     Nas laterais, as rodas têm bom desenho e são de aro 16 polegadas com pneus 205/60 R16. Já na traseira, o destaque são as lanternas em LED com lente e máscara negras. Mesmo que o teto não caia sobre a traseira, o efeito visual da linha de cintura elevada e das colunas inclinadas simula bem um cupê, tornando o visual equilibrado e fluido.

    Assim como T-Cross, Polo e Virtus, o painel segue um padrão único com superfície pintada em cinza brilhante e de boa impressão, mas o acabamento geral segue bem fraco, com muito plástico duro. Como já dito sobre alguns carros atuais da VW, o efeito da redução de custos no acabamento foi mascarada com o cockpit digital. Mesmo sem o Active Info Display, o VW Play atrai.

    A tela de 10 polegadas e de resolução elevada está de bom tamanho, mas a integração com o VW Play requer um pouco de paciência. Depois, tudo gira em torno do pacote de dados. Com 10 GB de HD interno, pode-se ouvir um livro ou outro artigo enquanto dirige, assim como outras funcionalidades nos apps das empresas parceiras, mas ainda são poucas as aplicações.

    Para navegação, você usa o Waze nativo, que desativa o de bordo e então é necessário fazer tudo de novo. Como no primeiro, às vezes ele parece confuso, mas pode ser que uma atualização melhore isso. Na verdade, durante o uso, com o entra e sai do carro, pensamos que a dose foi exagerada demais e o Discover Media cumpre bem seu papel.

    O que abre portas mesmo, quase literalmente, é o Sem Parar, que independe do VW Play, sendo aceito até para compra de refeições rápidas, abastecimento e estacionamento. Nos demais, ainda há muita perfumaria. Nem tudo dá para se fazer de dentro do carro e alguns itens talvez nunca sejam usados.

    O ar condicionado na versão Comfortline é manual, mas tem difusor de ar no banco traseiro, o que muito carro grande não tem. Já o porta-luvas tem iluminação. No habitáculo, boa padronagem no tecido dos assentos, cluster analógico de ótima visibilidade e o bonito volante multifuncional, que tem uma pegada agradável.

    Já o espaço interno atrás não é dos melhores para as pernas, sendo um dos pontos negativos em relação ao T-Cross. Ainda assim, não é nada fora do comum. Quando se observa o porta-malas de 415 litros, nota-se que o espaço para quem vai atrás poderia ser maior, mas o bagageiro acaba compensando para a maioria, que exige mais volume para carga.

    O Volkswagen Nivus Comfortline tem uma boa resposta ao acelerador, ainda que a calibração pareça um pouco lenta. Essa sensação é ruim no início, mas depois você se acostuma. Com 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, o EA211 1.0 TSI precisa de 5.500 rpm para colocá-los em ordem. O motor de 3 cilindros tem uma disposição já conhecida e agrada.

    Tendo ótimo torque de 20,4 kgfm – o maior entre os 1.0 de sua categoria – o 1.0 TSI entrega isso de 2.000 rpm até 3.500 rpm. Nessa faixa de torque plana, ele consegue ser bem elástico, evitando trocas de marcha e sempre oferecendo força de sobra no dia a dia. Pisando mais fundo, ele reage com vigor, trocando até de ronco para mostrar serviço, cortando sempre a 6.000 rpm. Tanto no modo Sport quanto nos paddle shifts, você aproveita bem o motor.

    O câmbio AQ200 com sistema Tiptronic e seis marchas está bem integrado ao EA211, proporcionando uma tocada agradável, onde a agilidade fica evidente. Mesmo usando reduções duplas para uma retomada mais esperta, o motor 1.0 TSI do Nivus não esgoela feio e até provoca certa sensação de força com a mudança de ruído.

    Com o pacote oferecido, o belo crossover da VW tem detector de pedestres com frenagem automática de emergência, assim como resposta para veículos também. Ele opera até 50 km/h, sendo uma boa opção em locais de muito trânsito e circulação de pessoas.

Conclusão

    O Volkswagen Nivus Comfortline é interessante quando se pensa no T-Cross, visto que praticamente o SUV compacto custa R$ 100 mil na versão que faz algum sentido, a Tiptronic. Mesmo não sendo um SUV, seu estilo de crossover misturado com cupê, que seria um hatch altinho em outras épocas, agrada pelas linhas. Ele também não faz feio no porta-malas.

    Com conteúdo bom, tem conjunto ótico de LED, ACC, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, AEB e bloqueio eletrônico do diferencial. Seu motor e câmbio agradam, assim como seus detalhes de comodidade, tais como saídas de ar atrás e multimídia com tela de 10 polegadas com serviços remotos.

    Na mesma faixa de preço, existem alguns SUVs compactos ou que se definem como tal, mas eles são aspirados, pouco equipados e com baixa eficiência no consumo, quando comparado ao Nivus. Mesmo na VW, não tem como compará-lo com o T-Cross mais em conta, visto que esse perde fácil em conteúdo e estilo, apesar de ganhar no espaço interno, apenas.

Ficha Técnica do Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2021

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 3 em linha, turbo, flex

Cilindrada – 999 cm³

Potência – 116/128 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 20,4 kgfm a 2.000 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Automática de seis marchas com mudanças na alavanca e no volante

Tração – Dianteira

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10 segundos (etanol)

Velocidade máxima – 189 km/h (etanol)

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 11,4 km/litro

Consumo rodoviário – 16,8 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 16 com pneus 205/60 R16

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.266 mm

Largura – 1.757 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.493 mm

Entre-eixos – 2.566 mm

Peso em ordem de marcha – 1.199 kg

Tanque – 52 litros

Porta-malas – 415 litros

Preço: R$ 89.150 (preço base) R$ 92.830 (completo)

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